Posts

 

Quem está a começar agora no mundo da automação residencial costuma ter muitas dúvidas sobre os equipamentos mais importantes na hora de planear uma smart home. Afinal, existem muitas tecnologias que podem contribuir para uma casa inteligente.

Após garantir uma boa conexão com a internet e um router potente, confira aqui quais são os principais equipamentos para transformar a sua casa numa smart home!

Smart lock

Um dispositivo importante ao investir no setor de segurança é a smart lock, também conhecida como fechadura inteligente. Com ela, as portas da sua residência só podem ser abertas com o uso de uma senha, cartão de acesso, biometria ou por um aplicativo.

Sensores

Quando pensamos em segurança, as smart locks costumam ser o dispositivo número um da lista, mas os sensores de presença também exercem uma função auxiliar no monitoramento do ambiente. Muito utilizados em ambientes corporativos e comerciais — como mercados, lojas, shoppings e clínicas — os sensores podem ser encontrados em kits prontos para instalação em portas e janelas.

Além da utilização para segurança, os sensores contribuem com a economia de energia elétrica, pois acendem e apagam a luz de acordo com a movimentação no ambiente. Isso evita os contratempos causados por dispositivos que utilizam temporizadores para apagar as luzes.

Câmeras de segurança

Ainda pensando em segurança, não podemos dispensar as câmeras de monitoramento. Elas permitem a visualização de entrada na residência e até mesmo a distância, por exemplo, pelo celular ou tablet. Além disso, as câmeras que contam com a opção de áudio também possibilitam ouvir o que acontece na casa e falar com quem estiver lá.

Reguladores de temperatura

Imagine chegar a uma casa num dia frio e encontrar o ambiente já aquecido. Ou, num dia quente do verão, a sua residência já estar à sua espera com a temperatura adquada e mais favorável. Com os reguladores de temperatura isso é possível. Por isso, esses dispositivos são quase obrigatórios numa smart home.

Existem algumas opções no mercado que permitem controlar a temperatura em diferentes divisões, alguns, ainda contam com serviços adicionais como tocar música, pesquisar informações, medir a temperatura, entre outros. Tudo isto controlado pelo seu smarthphone.

Iluminação

Na área de iluminação, as lâmpadas inteligentes não podem ficar de fora da sua lista. Entre os outros gadgets, estes costumam ser os produtos mais baratos, mas que também proporcionam os maiores impactos na economia e ambiente.

As lâmpadas inteligentes podem ser controladas diretamente de um smartphone e ajustadas de acordo com o ambiente. Com um controlo de coloração, são capazes de deixar o ambiente mais quente ou frio, além de permitirem mudanças na intensidade da iluminação.

Assistente virtual

Assistentes virtuais ou de voz podem facilitar bastante a nossa vida. Agora imagine um assistente integrado à sua smart home, que pode tocar música, checkar a sua agenda, informar sobre o tempo, entre outros, apenas com um comando de voz. É assim que funciona um assistente virtual integrado a uma casa inteligente!

Smart TV

Depois dos smartphones, esse é o dispositivo mais conhecido entre os smart gadgets. Por isso, é o primeiro produto lembrado quando o assunto é automação residencial. Realmente, não podemos falar em smart home sem falar da smart TV.

Ela pode, ou não, incluir sistemas de Home Theater, mas, mesmo quando é “apenas uma televisão”, já representa uma evolução fantástica quando comparada aos antigos modelos. A smart TV é uma excelente opção de entretenimento que, diferentemente dos modelos anteriores, pode oferecer uma experiência de cinema em casa.

Afinal, as opções mais modernas incluem som surround, tela com alta resolução de imagem e um sistema operacional que viabiliza o uso de diversos aplicativos. Devido à excelente conectividade Bluetooth e Wi-Fi, a smart TV é facilmente controlada por um aplicativo mobile.


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.