Estima-se que até ao final de 2022, estarão em uso cerca de 30 biliões de dispositivos inteligentes. Este é um cenário fantástico, pois há algumas décadas a ideia de controlar de modo remoto sistemas de casa inteligente pelo nosso smartphone, era um cenário apenas fictício.
À medida que os dispositivos de assistência de voz como a Alexa, Google Home e Amazon Echo se tornam populares, a inteligência ariticial evolui cada vez mais, tornando promissora a indústrica de automatização residencial. As tecnologias domésticas vão se integrar muito mais vezes na nossa rotina. O controlo via voz nos smartphones, pela TV ou até mesmo através de um carro são automatizações cada vez mais comuns A voz, começa a ter um papel realmente importante no grande avanço das smart homes.
Cada vez mais empresas têm desenvolvido sistemas direcionados à gestão domiciliar, e hoje é possível controlar câmeras e acionar equipamentos a partir da ponta dos nossos dedos. Entre praticidade e riscos, as cadas inteligentes tornam-se um ponto central e importante para um mundo mais conectado.
Podemos ainda referir que o futuro será ainda mais repleto de possibilidades com a relação entre as casas inteligentes e o 5G. O tempo perdido com as atividades diárias na nossa habitação pode ser reduzido drasticamente se essas ações forem executadas rapidamente por dispositivos inteligentes e autônomos. Com o 5G, será possível controlar uma casa à distância, agilizar as nossas tarefas e conectar-nos a tudo com mais facilidade. O tráfego de dados trocados entre dispositivos de smart houses e smartphones será muito mais. Essas informações e dados, vão ter um papel crucial para implementar melhorias, prevenir acidentes, aumentar a eficiência e gestão de recursos, entre muitas outras possibilidades.
Por fim, o conceito de casas inteligentes também pode ser integrado às smart cities, que levam a conectividade a nível regional. Se as smart houses deixam os eletrodoméstiocos e outros equipamentos da nossa habitação mais eficientes e conectados, as cidades inteligentes farão isso em bairros e territórios.